Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Supera-TE

Supera-TE

Considerações sobre a natureza humana

Há dias o psicólogo que observa duas das minhas alunas falava-nos de uma teoria que apesar de nenhum pressuposto ciêntifico é das mais interessantes e concretas que ouvi. 

Segundo ele todos nós estamos envolvidos com por uma bolha que é mais ou menos forte dependendo da família que crescemos. Ou seja, se crescemos numa família realtivamente estruturada, onde fomos amados e nos sentimos seguros, as possibilidades de a nossa bolha rebentar nos momentos mais negativos serão mínimas. Pelo contrário se crescemos num ambiente inseguro a nossa bolha será muito frágil e rebentará facilmente. (É claro que esta teoria não é linear mas há de facto um padrão que facimente se vê, sobretudo quando se trabalha com crianças.)

 

Este senhor afirma ainda que nos últimos 5 anos cresceu estrondosamemte o número depressões entre os adultos e que hoje há depressões como nunca houve. As dificuldades e as exigências da sociedade fazem com que isso aconteça. 

Se aqui há 15 e 20 anos atrás as pessoas seguiam uma linearidade de vida: nascer, crescer ter filhos e um emprego para a vida e morrer. Hoje isso já não acontece. Não há empregos para a vida, temos filhos cada vez mais tarde e estamos constatemente a ser postos á prova nos nossos trabalhos e muitas vezes na nossas relações pessoais. 

Sim, o mundo está-nos a tornar mais frágeis, mas há que ver o lado positivo desta mudança e olhar para ela como uma oportunidade de nos reiventarmos. É verdade que é dificil dar este passo pois nem todos temos as mesmas capacidades e porque reinventar-nos exige uma boa dose de criatividade. O ser humano é um animal de hábitos e sair da nossa zona de conforto é sempre um árduo caminho.

Contudo acho que  é o momento e para fazermos de nós pessoas melhores.O lado positivo desta mudança: o desafio que é sempre aliciante e o crescimento da nossa paz mental que é fundamental para construirmos uma bolha resistente. 

DSC_0473.JPG

 créditos da imagem @VL

 

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D