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Supera-TE

Supera-TE

Somos grandes, somos muito grandes...

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No início da criação do Supera-TE partilhei aqui que descobri que a minha vontade em superar está muito relacionada com o desporto. Na altura, atravessava uma fase menos boa da minha vida, quando descobri na corrida uma fonte de energia e de boost de boa disposição. Sempre tive uma relação simpática com o desporto e é algo que gosto bastante de praticar e ver praticar. Por isso, os acontecimentos do último domingo foram bastante agradáveis tanto a nível desportivo, como no que diz respeito à superação dos nossos atletas nas várias modalidades. Foi um dia em grande!!! E se conseguirmos visualizar além dos festejos, que ainda se fazem sentir, será uma motivação para entendermos que a vontade, a força de vontade, é o verdadeiro caminho para a superação. Que coloquemos os olhos nestes vencedores e saibamos encontrar energia e força para ultrapassar e superar as adversidades da vida. Parabéns atletas, que as vossas (nossas) vitórias sejam o impulso para os 11 milhões que torceram, choraram e gritaram por vocês. 

2016 e as mudanças

Quando a 1 de Janeiro de 2016 bridavamos ao ano novo no 7.º esquerdo com os amigos de sempre, tudo o que desejei para 2016 foi tranquilidade, planeava só dedicar mais tempo a mim e ás coisas simples que me fazem feliz. 

Surpreendetemente a vida começou a mostrar-me um rumo diferente e ofereceu-me os maiores desafios para 2016. A vida abriu-me as páginas do meu próprio livro e mostrou-me o caminho a seguir. 

Paralelamente a 2012, ano em que emigrei, 2016 é também o ano dos desafios, mas contrantrariamente ao anterior, neste eu não planei, eu não tomei a decisão. 

Confesso que tenho uma simpatia com os anos pares acho sempre que são os meus melhores anos e até agora não me enganei. 

Para completar este ano em que a Primavera enche a minha vida e Londres vive o Verão mais quente de sempre, Em 2016 vou casar a minha única irmã e isso tem tanto de feliz como de emotivo. 

2016 que termines sereno como começaste. É quando menos esperamos que a vida nos abre aquela porta. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Superar é descobrir o melhor de nós - o yoga

Tem sido o tópico recorrente falar da corrida como forma de superação. Porque correr ajuda no processo de emagrecimento, porque correr alivia a alma, porque correr não custa dinheiro porque correr é de facto um exercicio de superação pois obriga-nos a ir para além daquilo que pensamos ser o nosso limite. 

Mas hoje quero contar aqui a minha outra forma de superação e da qual tão pouco se fala. 

Depois de ter vivido uma situação de stress limite, que levou a uma série de alterações físicas e metais decidi que era hora de pôr um ponto final na vida stressante que levava e dedicar mais tempo a mim e á minha saúde mental. 

Depois de várias leituras á volta do assunto, chegou o tempo de passar á prática e inscrever-me num estúdio de yoga. 

Foi amor á primeira vista. Nunca nenhum desporto me fez ficar assim agarrada. A yoga tem o poder de ser fisicamente pesada e metalmente leve. Ajuda-nos a melhorar a forma física mas também nos permite meditar e libertar o espírito. E cada dia tem sido um desafio, porque quero sempre melhorar e fazer mais poses.

Entretanto já estabeleci uma meta, vou fazer prática intensiva durante um ano depois podero avançar para um curso de instrutora e yoga. Os beneficios tem sido tantos que já estou sempre a pensar quando vai ser a próxima aula. 

O yoga não tem necessariamente de ser praticado num estúdio, pode também ser praticada em casa. Existem inúmeros vídeos online que nos ajudam na prática. Foi assim que começaram as minhas raízes na yoga, um tapete e um computador. Depois de ler sobre o assunto e perceber que queria e precisava mais, decidi então inscrever-me num estúdio de yoga.

A yoga é muito mais o que um conjunto de poses "estranhas". A yoga harmoniza o corpo e a mente através de diferentes técnicas de respiração, de poses e de meditação. A yoga é mental e física e pode ser praticada para os mais diversos fins: recuperação de lesões, perda de peso, stress ou simplesmente relaxar. 

A  prática de yoga traz-nos estabilidade emocional e limpa a mente. Ajuda também no equilibrio do sistema digestivo, hormonal, circulatório e respiratório. Faz o nosso corpo mais forte e flexivel. 

Existem inúmeros estilos de yoga o que estou a praticar neste momento chama-se "Hot Dynamic Yoga".  É uma forma atlética de vinyasa yoga. Vinyasa simplesmente significa fluxo, as poses são agrupados juntas para formar uma sequência dinâmica, que pode ser repetida para construir a força e calor dentro do corpo.

É um estilo moderno e lúdico que é muito inclusivo,  de modo que não importa se se é novo ou velho. A força e a resistência adquirida vai ajudar a manter o corpo forte e saudável e assim descobrir o melhor de nós. 

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 créditos da imagem: mindbodygreen

 

 

 

 

 

 

Já provámos...

No post anterior a TC deu o seu testemunho sobre a alteração nos seus hábitos alimentares. Pois é, no último fim de semana a "grupeta" reuniu-se e vai que a sopa para o jantar foi confecionada pela própria TC: creme de couve roxa e couve flor. Foi com esta especialidade que nos brindou e comprovou que comer saudavelmente também pode ser feito de maneira bastante saborosa.

Obrigada TC, esperamos por mais surpresas saborosas como esta.

 

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 Créditos da imagem @IL

Testemunho de Superação

Conheci a TC na faculdade, faz este ano precisamente dez anos. Era alta, espadaúda, usava óculos e era a mais nova da turma. Se não me engano era das poucas que começou a faculdade ainda com dezassete aninhos porque só veio a completar a maioridade, no final do ano, em dezembro. Foi assim, alta e espadaúda, até bem depois de terminarmos o curso. Quer dizer, alta continua a ser porque, felizmente, ninguém lhe roeu os pés!!! A verdade é que nos últimos tempos foi somando uns quilos ao seu peso, e quilo a quilo, a "faixa de gaja" (como ela própria apelidou o seu pneu) a coisa já se notava, e bem.

            Tudo começou com a marcação de uma consulta de nutrição, o que achei lindamente e incentivei-a. Primeiro foi a mudança na alimentação, depois veio a prática das caminhadas e hoje comtemplou-nos com um texto para o Supera-TE, onde relata a sua mudança para um estilo de vida mais saudável, mas principalmente um estilo de vida que faz da TC uma pessoa mais feliz e bem com o que encontra no espelho.

 

            "Esta será a minha estreia a escrever para um blog. Se querem que vos diga, não sou muito dada a estas coisas de escrever, gosto mais de números. Mas como a minha amiga IL não parou de me melgar para contar a minha história de "mudança de vida" aqui estou eu, para vos contar como tudo aconteceu, e nada melhor que um dia de chuva para me inspirar!

            No emprego que tenho, mas que não escolhi, os meus fiéis amigos são o computador, um rato, um teclado, uma impressora e uma cadeira que aguenta comigo todos os dias e, à qual gosto de fazer cócegas e rodar com ela de um lado por o outro! Foi num dia em que sentada, nessa mesma cadeira, comecei a observar e a sentir, que quando me mexia os meus braços tocavam, na minha "faixa de gaja", aquele pneu que se aloja na zona da cintura. "Faixa de gaja" essa, que se foi agravando porque passo o dia inteiro sentada, uma vez que só me levanto para ir ao wc e tirar cópias, e porque comia tudo o que tinha na gaveta, que por sinal era tudo menos coisas saudáveis. Depois, aquela idade dos 30 que se aproximava, e toda a gente dizia, "Vais ver, tudo vai mudar, nada vai ser como antes, o teu corpo vai reagir de forma diferente..." E eu pensava, "Será que isto vai ser mesmo assim? O melhor mesmo é precaver-me!". A verdade é que aquela "faixa de gaja" começou a afetar a minha mente e, cada vez que estava sentada e sentia-a com os braços...custava-me imenso e cheguei a achar-me gorda! Comecei a pensar que tudo tinha de mudar. Na altura pesava 68kg, não era muito para o 1,74m que tenho....

            Fiz os meus belos 30 anos em dezembro e a 12 de janeiro estava a entrar para a minha primeira consulta de nutrição. Depois de tirar as diversas medições, verifiquei que tinha mesmo que me empenhar. A minha alimentação não era assim tão má, só tinha que a readaptar... Ao falar com a nutricionista disse-lhe "Não me tire o que mais gosto, a sopa". Depois do plano traçado, o que estava mesmo proibida de comer era doces, aos quais não conseguia, nem consigo resistir. O exercício físico também era fundamental. Mas, como sempre detestei desporto, fiquei-me pelas caminhadas. É melhor que nada!

            E lá comecei a minha dieta! Nos primeiros quinze dias, e depois de ter pecado algumas vezes, consegui perder 1,5kg. E, passados cinco meses já tinha perdido os 7kg que me fariam sentir espetacularmente bem. Estava, então com 60kg!... Seria o peso ideal.

            Durante este percurso, em que tive o acompanhamento de um profissional a regra e a disciplina foi muito importante, mas é muito complicado gerir tudo. Almoçar no refeitório da empresa, não proporciona muita escolha e variedade, os acompanhamentos são quase sempre os mesmos: massa, arroz e batatas cozidas ou fritas. Depois, vem a parte das colegas e dos seus comentários, que olham para o teu prato, que uma pessoa tenta camuflar com alface para que pareça cheio, e começam a criticar-te.... Pois é, criticam porque não conseguem fazer o que fazes, e porque invejam a tua elegância. Pena, a nossa gordura não desaparecer com as críticas dos outros, seria mais fácil! Ainda hoje, passado um ano me criticam… Mas nada tem que ser fácil, não é verdade!

            Desde junho que não tenho qualquer tipo de acompanhamento, mantenho a minha alimentação cuidada, mas não descuro de uma sobremesa quando tem de ser. Como tudo o que me apetece comer, mas no dia a seguir já tenho que ter o devido cuidado... Mas para vos ser sincera há coisas que já nem me sabem bem... Aprendi a cozinhar de forma diferente. As minhas sopas coloridas e, decoradas com sementes são fantásticas e começam a ganhar fãs!

            A última vez que fui a um restaurante de fast food dei por mim a pensar enquanto comia, "Isto não me sabe nada bem, estava tão ansiosa para voltar cá novamente e agora.... que deceção!". Foi em dezembro, estamos em março e, nunca mais lá coloquei os pés! As caminhadas também me têm ajudado imenso, sinto-me bem, mais descontraída e se por algum motivo não conseguir ir num dia, começo a sentir os primeiros remorsos...

            A minha amiga IL ao ler isto está a pensar "Quem diria, a minha TC...". Pois é, as coisas mudam... E tu ajudaste-me...E depois de me dares tanto nas orelhas, "que correr faz bem, que te sentes bem e que tu consegues". Dei-lhe ouvidos e.... comecei a correr e até consigo... Já consegui fazer 3km... Não morri e CONSEGUI! É pouco eu sei mas, temos que ir aos poucos, conquistando um pouco de cada vez. E não é a descer, amigo JC!

            Agora é para continuar e, quem sabe um dia estarei ao teu lado a fazer 10km. Obrigada aos amigos que me aconselham e que me fazem ver que somos capazes de fazer tudo, só é preciso ACREDITAR!"

 

            Espetacular o relato da TC. Sim, dei-te muitas vezes nas orelhas e fico feliz por isso, mas principalmente porque resultado fez de ti também uma pessoa, ainda mais, feliz. Esperamos todos por um próximo texto, a relatar, quem sabe, a aventura da primeira corrida oficial.

            A todos os que procuram uma inspiração, uma motivação para mudar de estilo de vida acreditem que a maior motivação está dentro de nós. Acreditem em vós e não se esqueçam de SUPERAR.

            Obrigada TC. Grata e orgulhosa pelo teu testemunho.

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 Créditos de imagem @TC - Sopa colorida de couve roxa e couve flor

Viajar também é Superar

Os amigos que me conhecem, verdadeiramente, sabem que uma das coisas que me faz mais feliz é viajar. Conhecer sítios, gente nova, descobrir lugares nunca antes explorados e encher a vista de coisas realmente magníficas são situações que me deixam bastante grata e satisfeita. Uma região que não conhecia, de todo, em Portugal era o interior norte do país. Aproveitamos o fim-de-semana prolongado da Páscoa e fizemos umas mini férias a dois. Enchemos os pulmões de ar puro e a vista de lugares maravilhosos. Afinal, viajar também é uma forma de Superar. Aqui fica o registo captado pela lente da máquina fotográfica.

 

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Créditos da imagem @IL

 

 

 

Primavera e as fotografias que dizem tanto do lugar onde cresci

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Muitos dos locais destas fotografias conheci-os a maior parte da minha vida  15, 20 e 30 anos e nunca os consegui usufruir deles como agora. Os detalhes, esses só comecei a olhar para eles desde que começei a fotografar. 

Agradeço todos os dias por voltar sempre a estes sítios e porque esta minha caminhada pelo mundo me tem feito perceber que o lugar mais bonito do mundo é sempre aquele onde nascemos e crescemos. 

 créditos da imagem @CL

 

10 razões porque precisas de começar a ler mais, hoje.

Este é o meu último post desta semana que pretende encorajar-vos a ler mais. Baseada no artigo que podem ler aqui, apresento das razões porque deve começar a ler mais hoje. 

 

# 1 É uma fonte de inspiração

Não há nada mais inspirador do que uma boa autobiografia. Ler sobre os desafios e sucessos dos outros pode ser muito motivador. Esta inspiração pode estimulá-lo a atingir esses objetivos.

 

# 2 Ajuda a relaxar

Ler ajuda a encontrar o justo equilíbrio entre trabalho e tempo livre. Desligar das redes sociais e ter tempo para se enroscar com um livro pode ser muito relaxante. 

 

# 3 Ler amplia o vocabulário

Material de leitura novo e interessante certamente irá ampliar o seu vocabulário. 

 

# 4 O conhecimento vai aumentar

A leitura faz as pessoas mais inteligente. Se ler uma grande variadade de recursos, livros, jornais, revistas a sua cultura geral aumentará de certeza. 

 

# 5 Ajuda a focar

Para ler é preciso paciência e empenho. Quando lemos devemos  concentrar-nos e evitar distrações. A capacidade de se focar é altamente benéfica para a vida profissional. Ler vai aumentar a produtividade e ajuda-lo a cumprir a sua lista de tarefas. 

 

# 6 Ler permite-lhe ser um escritor melhor

É necessário ler mais para se tornar num escritor melhor. A leitura regular ajuda-o a aumentar a criatividade e melhora a sua escrita. 

 

# 7 A leitura auxilia na resolução de problemas.

Como já foi dito acima, leitura vai torná-lo mais criativo e inovador. Questões difíceis e problemas serão resolvidos mais facilmente . 

 

# 8 melhora da memória

O cérebro é como cada parte do corpo, ele precisa de exercícios regulares para ficar em forma. Ler vai ajudá-lo a manter a mente polida e a melhorar a memória.

 

# 9 Definição de Metas

A leitura ajuda  a estabelecer e alcançar metas. 

 

# 10 O aumento da empatia

A leitura ajuda a ter  consciência das situações sociais. Ser capaz de criar empatia é uma habilidade fundamental para o sucesso . 

 

A leitura não é apenas uma maneira agradável para passar uma viagem , ou uma maneira de passar um dia de praia. A leitura ajuda a manter o cérebro activo e atenua as possibilidades de vir a sofrer de Alzeimer e Demência.  Claramente os benefícios são enormes. 

Aproveitem o fim de semana prolongado para ler...

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créditos da imagem: @CL

Continua a Superar-SE...

Sim, pelo menos o João Manuel tenho a certeza que continua com essa vontade. Lembram-se deste post?! No qual vos falei de um grupo de jovens com muita vontade de Superar. Pois bem, vi o João Manuel, vencedor do concurso televisivo Peso Pesado Teen, também a correr a Meia Maratona, no passado domingo. Passei por ele e não pude deixar de lhe dizer: "É isso mesmo atleta, vamos lá, está quase!" Aquele incentivo, que quem corre, gosta sempre de ouvir. Ele simplesmente sorriu. Entendi o seu sorriso envergonhado como um, obrigado!

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 Créditos da imagem: Peso Pesado Teen Sic

 

Corri a minha primeira Meia Maratona

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No domingo corri a minha primeira Meia Maratona. Inscrevi-me na Meia Maratona de Lisboa no final de 2015, pois para além de ser uma resolução para 2016, apetecia-me arriscar correr uma distância maior, visto que já corro há dois anos. Na altura que decidi inscrever-me achava que atravessar a ponte 25 de Abril a correr seria qualquer coisa de espetacular, e é meus amigos, acreditem que é. Apesar de ter realizado a prova sozinha, tive o Tejo e 34999 pessoas como companhia. A cara-metade deixou-me na estação do Areeiro e esperou por mim nos Jerónimos, mas antes de nos separamos por uma horas deu-me mil e um conselhos: que tivesse cuidado, que não me partisse toda e que estivesse atenta aos sinais do corpo, se fosse para parar que parasse. A ti, meu amor, muito obrigada por me incentivares por estas andanças e por estares sempre lá a puxar por mim.

Na noite anterior não consegui dormir grande coisa, pois a mente não conseguia desligar do objetivo da manhã seguinte. Cheguei relativamente cedo a Lisboa, uma vez que tinha de apanhar o comboio na estação do Areeiro para passar para a margem sul. Ao chegar à estação do Pragal procurei um wc, porque pensei que seria preferível, antes de começar a fazer 21km. No entanto, a ida ao wc valeu-me mais de trinta minutos numa fila que parecia interminável, pois todas as mulheres tiveram a mesma ideia, ou vontade! Resultado, não consegui chegar ao local da partida e estar tranquila a desfrutar da vista e do ambiente desportirvo que se faz sentir neste tipo de eventos, tal como tinha previsto. Assim sendo, foi sair da estação, ir a correr para a partida e ao mesmo tempo aproveitar para fazer o aquecimento e ainda comer uma banana. Quando cheguei juntei-me à caravana de atletas porque o tiro de partida já tinha sido dado.

Optei por ir o mais à direita possível e aproveitar para apreciar a beleza de Lisboa. A ponte passa-se relativamente depressa, depois o percurso é feito entre a Avenida 24 de Julho, a Avenida da Índia, Dafundo e regressar até aos Jerónimos.

O objetivo que defini para esta prova era simplesmente chegar ao fim e fazer toda o percurso a correr. Foi cumprido embora tivesse ido com bastante receio. Tendo em conta que não era uma prova de 10km, as quais já realizo confortavelmente, o meu maior receio era não saber dosear o esforço e não chegar ao fim. Iniciei a um ritmo muito baixo e aos 10km já ia com mais de uma hora, no entanto, sentia-me bem e decidi acelerar um pouco o ritmo. Cheguei à meta com 2h17m30s de prova. Um tempo sem nada de espetacular, mas isso será para melhorar em provas futuras da mesma distância.

Durante todo o percurso apreciei muito a paisagem, pensei bastante em várias situações, entre as quais, o que iria partilhar convosco neste post. De maneira, que a tarefa maçadora de contabilizar quantos quilómetros faltavam para o fim, foi algo que me passou ao lado, pois estava bem e distraída com muitas outras coisas. Lembro-me de ver algumas placas indicadoras com os quilómetros percorridos, mas a especial foi a placa que indicava 19km feitos e pensar que estava na altura de dar o meu melhor, uma vez que estava a dois quilómetros da meta.

Já li, nas redes sociais, alguns testemunhos de pessoas que realizaram também esta prova, algumas pela primeira vez, outras não, e em comum comigo identifico o poder de superação, de orgulho próprio, de vontade de gritar aos quatro cantos do mundo que conseguimos correr uma meia maratona, 21km! Ok, é certo que não descobri petróleo na minha garagem, nem algo de outra galáxia, mas para mim, o extraordinário é isto: superar-me em cada dia da minha vida ou em cada objetivo a que me proponho. A sensação de cortar a meta é espetacular, dá vontade de abraçar toda a gente, de rir, chorar e até lançar fogo de artifício.

A felicidade reside dentro de nós.

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